Faça a sua pesquisa:

Pesquisa personalizada

Novo Endereço:


Olá pessoal tudo bem com vocês? Já faz algum tempo que o endereço do blog Cantinho alternativo mudou. Mas estou percebendo que muitos leitores estão vindo para cá.

Então para não perder as novas postagens acesse http://www.cantinhoalternativo.com.br/.
Observem que no novo endereço tem a palavra blog na frente.


Espero você no novo endereço do blog Cantinho Alternativo. Obrigada pela compreensão e carinho.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lembrancinhas de Páscoa II






Fonte: Recolhidos da Net.

“Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.”
(Salmos 84.11
)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Idéias Para a Páscoa

Guirlanda:


Enfeite de Porta:


Cestinha:



Usando Palitos de Picolé:



Fonte: http://www.orientaltrading.com/

“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 15.57)


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Eu Faço Parte do Cantinho VI

Image Hosted by ImageShack.us


Mais uma colega participando do blog, Tania Treiger.

A foto abaixo do projeto alimentação
é um avental de histórias para cada criança levar para casa serviu de produto final.


PROJETO ALIMENTOS: FRUTAS E LEGUMES

OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar

- Recortar e montar as metades – simetria

Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo

-Poema - A laranjeira

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc

- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.

-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes

-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc

Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas

-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos

Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças

Culinária:
Salada de frutas – e legumes

Passeio :
Sacolão e Feira

Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas

PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.



Esta outra foto é do projeto Madeira de Onde vem?
Foi feita uma colher de pau que serviu de fantoche para cada criança,
pintaram a roupa. Faixa etária quatro anos


Projeto madeira de onde vem?

Justificativa:

O projeto. "De onde vem?" traz à tona um tema instigante e motivador,
que permite aos alunos investigar e identificar a origem dos mais
diversos produtos que fazem parte de seu dia-a-dia. Nesse processo,
todos perceberão, por meio de pesquisas, vivências e atividades, os
benefícios (e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais)
que estes produtos trazem.
Ao final do trabalho, as crianças serão capazes de
compreender os diferentes processos de mudanças por que passam os
produtos estudados, desde a fase de sua extração até chegar ao
consumidor final.
Uma vasta gama de possibilidades será levantada, dentro de
cada um dos processos.

Atividades:
Roda de conversa para levantamento dos conhecimentos das crianças:
Elaboração de bilhete em conjunto com as crianças solicitando objetos
e ou brinquedos de madeira.
Trabalho de texturas, áspero e liso- Pedaços de toco de madeira para
as crianças lixarem e perceberem que após isso a madeira fica lisa.
Colagem desse material.
Mostrar para as crianças que quando lixamos aparece um pozinho que é
serragem, mostrar serragem fina e grossa e após sugerir colagem.
Carimbar com pedaços de madeira e guache.
Separar objetos que são de madeira dos que não são.
Visita a uma marcenaria.
Pesquisa- leitura de produtos que derivam da madeira.
Colagens de produtos que derivam da madeira
Elaboração do livrinho.




Tania muito bom seu material, tenho certeza que muitas colegas gostarão de sua contribuição.

“Não temas diante deles, por eu sou contigo

para te livrar, diz o SENHOR”.

(Jeremias 1.8)


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Acordo Ortográfico

Além da abolição do trema, regras de acentuação e hífen também sofrerão mudanças com o Acordo Ortográfico.
E para trabalhar estas alterações de modo prático e lúdico com a garotada, algumas atividades, além de manual resumido da nova ortografia.

Objetivos:
Conhecer as modificações da língua portuguesa para utilizá-las com segurança.

Tema abordado:
Acordo Ortográfico

Áreas de Conhecimento:
Língua Portuguesa




Clique na imagem para ampliar


Fonte: Revista do Professor Sassá n. 17

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.”
(Salmos 27.14)


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Eu Faço Parte do Cantinho Alternativo V


Olá amigos é com muita alegria que posto aqui o primeiro "Eu faço parte do Cantinho Alternativo" do ano. A primeira a contribuir foi a Olímpia, que vem acompanhando meus blogs há algum tempo.
Obrigada querida.

Calendário para a sala de aula:


Faça parte deste cantinho você também, compartilhe seu trabalho com as mais de 2.000 pessoas que acessam este blog diariamente. Envie um email com fotos e descrição para gp.amorin@uol.com.br


“Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele
escolheu para sua herança.”
(Salmos 33.12
)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Técnicas para Trabalhar os Nomes- III Parte

A Caixa de Nomes


Materiais:
caixa de sapato; caneta hidrográfica; cola branca; papel cartão; papel adesivo transparente; papel de presente; papel sulfite tamanho A4; tesoura com a ponta arredondada.

Colocando em prática
Faça fichas com os nomes das crianças escritos com canetas hidrográfica, em letra bastão, num pedaço de papel sulfite no tamanho de 10 x 15, e cole a foto em cima do nome. Cole cada ficha em papel cartão e plastifique com papel adesivo para que fiquem mais firmes. Deixe pronta, também, a caixa encapando-a com papel de presente e plastificando-a.
Fonte: Revista Projetos Escolares de Ed. Infantil Ano 4 N. 44.

“Agrada-te do SENHOR, ele satisfará aos desejos do teu coração.”Salmos 37.4

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Técnicas para Trabalhar os Nomes- II Parte

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Fonte: REVISTA ATIVIDADES ESCOLARES ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS


“Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.”Salmos 84.12

Prêmios

14 de Agosto

Este recebi da amiga: Lilian Janine do blog:
http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/


14 de Agosto

Selo ganho da Kátia Ruivo do blog:
http://colchaderetalhoskr.blogspot.com/







Selinho da amiga Bruna do: Pedagogia do Afeto


Este das amigas do: Ministério para Crianças e Alfabetização Consciente

Recebi este selinho da amiga do Baú pedagógico:

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Técnicas para Trabalhar os Nomes - I Parte


Atividades com o nome dos pequemos ajudam na formação da autonomia.

O desenvolvimento da identidade é socialmente aprendido desde o nascimento, com base as relações sociais e culturais que se estabelecem ao longo da vida. E a escola tem um papel crucial na construção da identidade de cada criança, especialmente na educação infantil.

Mediação de Educador

A criança necessita das mediações de outro para se desenvolver, o que torna o trabalho realizado pelo professor de extrema importância.
Por meio desse processo ocorre a estimulação para a longa caminhada da construção da identidade. Para tanto é necessário que as aulas sejam frutos de ações muito bem planejadas, recheadas de projetos educativos de qualidade. Dessa forma os alunos são colocados em situações com as quais aprendem a expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos avançando em sua formação.
Na Educação Infantil acontece o início desses trabalhos já que os nomes são uma referência própria de cada aluno.
As atividades a seguir são ideais para a primeira semana de aula a fim de descontrair o ambiente e proporcionar aos pequenos a fixação dos seus nomes dos colegas de sala.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us


Fonte: REVISTA ATIVIDADES ESCOLARES ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Atividades Para Imprimir


Dia desses estava fazendo uma das minhas "andanças" pela net e encontrei um site com várias coisinhas legais que podemos usar para fazer atividades para a garotada.

Com a ilustração abaixo podemos pedir para as crianças fazerem uma relação de meninos e meninas da sala, obviamente usando a cartela com o desenho da menina com os nomes das meninas da sala e a do desenho de menino com os dos meninos. Se você uma sugestão para se trabalhar com essas cartelas deixe -a no comentário.




Fonte:http://alenkasprintables.com/

“Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem”. Sl 128: 1-2

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Lembrancinhas para o Primeiro Dia de Aula

Estas sugestões, inicialmente foram feitas para o Valentne"s Day, mas nós podemos confeccioná-las em cores diferentes para presentear os alunos no primeiro dia de aula:

Esta flor é confeccionada com cartolina, podemos fazer com outros materiais como eva e no miolo colocamos um pirulito.


Repare que foi colada uma folhinha e o cabo do pirulito serve como o galhinho da flor.



Esta borboleta pode ser feita também de eva.

Fonte:http://www.skiptomylou.org/

Espero que tenham gostado da sugestão.
Tenham uma semana abençoada.



“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”
Salmos 27.1

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Porta Escovas de Dentes


Olá amigos hoje trago alguns modelinhos que poderão ser usados para confeccionar porta escovas de dentes para a sua salinha.


Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us

Para decorar:

Image Hosted by ImageShack.us

Seguidores

Versículo do dia: